Pesquisar este blog

domingo, 31 de outubro de 2010

Catapora

Durante o período de chuvas, evite dividir ambientes fechados com pessoas contaminadas pela doença.


O que é a CATAPORA?
Uma doença altamente contagiosa provocada por um vírus. Com nome científico de varicela, costuma atingir principalmente as crianças. Em geral, é benigna e costuma incomodar principalmente pelas manchas vermelhas e pela coceira intensa.

Imunidade:
Quem já teve varicela uma vez na vida, não corre mais o risco de desenvolvê-la. No entanto, como o vírus da catapora é o mesmo do herpes zoster (ou cobreiro), existe o risco de um indivíduo com defesa baixa desenvolver uma nova doença depois de entrar em contato com doentes em fase de ontágio. Quem tem doenças imunodepressivas, como Aids, deve manter distância do vírus.
Sintomas:
Os sintomas da catpora em geral começam entre 10 e 21 dias após a infecção, e podem ser:
  • dor de cabeça leve;
  • febre moderada; 
  • sensação de mal-estar;
  • erupção cutânea;
Entre 24 e 36 horas após o início dos primeiros sintomas, surge uma erupção cutânea caracterizada por pequenas manchas vermelhas e planas, que  rapidamente, forma uma bolha redonda, cheia de líquido e acompanhada por coceira, seguida por formação de crosta.
Em torno do quinto dia de manifestaçõa da doença deixam de surgir manchas, e no sexto dia, a maioria delas já formaram crostas e quase todas desaparecem em menos de 20 dias.
A pior fase da doença geralmente dura 4 a 7 dias, e os sintomas são mais graves nos adultos.
Complicações:

A catapora é um problema pouco grave, desde que bem tratado. No entanto, se a doença se manifestar em crianças com resistência muito baixa ou se não for cuidada devidamente, podem apresentar complicações como:

Infecção bacteriana secundária: muitas vezes, a criança coça os caroços com unhas sujas, que podem estar contaminadas por bactérias. Se as bolhas contiverem líquido amarelo, é sinal de infecção;

Pneumonia: o vírus da doença pode entrar no organismo e provocar doenças mais sérias em outros órgãos, como pulmões;

Encefalite: é uma inflamação no cérebro. Se esta complicação for detectada rapidamente, as seqüelas podem ser evitadas. Mas se o tratamento for displicente, a doença pode até matar.


Tratamento:
Antes de qualquer remédio, uma determinação: nunca coce. As bactérias são invisíveis e podem infeccionar as feridas. Normalmente, as cicatrizes escuras da catapora são decorrentes de infecções secundárias.
Cuidados locais. Banhos com permanganato de potássio são sempre aconselhados para aliviar a coceira e cicatrizar rapidamente as feridas. Importante: dissolva um pacote ou um comprimido em cinco litros d'água.
Se houver início de infecção, antibióticos podem ser receitados. Procure sempre o médico antes de tomar qualquer remédio. Se as dores de cabeça ficarem fortes, é possível que tenha surgido alguma complicação.
Vacina:
Existe uma vacina que previne a doença. Em Brasília, está disponível em centros de vacinação ou clínicas particulares de pediatras ou dermatologistas. O preço médio é de R$ 65,00. É indicada para todas as crianças com mais de um ano e para adolescentes e adultos que ainda não foram contagiados pela varicela.
Dicas para o paciente:
  • Corte sempre as unhas e deixe-as limpas;
  • Evite contato com pessoas com baixa capacidade de defesa;
  • Use roupas leves, para evitar calor e aliviar as coceiras;
  • Use luvas na hora de dormir, se a coceira incomodar muito;
  • Tente aliviar o prurido com talcos mentolados ou banhos com maisena.

Direitos da Criança


1- Toda criança tem direito à igualdade, sem nenhuma discriminação de RAÇA, COR, SEXO, RELIGIÃO, NACIONALIDADE;
2- Toda criança tem direito à proteção especial para o seu desenvolvimento FÍSICO, MENTAL E SOCIAL;
3- Toda criança tem direito a um NOME e a uma NACIONALIDADE;
4-Toda criança tem direito a ALIMENTAÇÃO,  MORADIA e ASSISTÊNCIA MÉDICA adequada para ela e para sua mãe;
5-Toda criança física ou mentalmente deficiente tem direito à EDUCAÇÃO e aos CUIDADOS ESPECIAIS;
6-Toda criança tem direito ao AMOR e à COMPREENSÃO por parte de seus pais e da sociedade;
7-Toda criança tem direito à EDUCAÇÃO GRATUITA e ao LAZER;;
 8-Toda criança tem direito de ser SOCORRIDA em primeiro lugar, em casos de emergência;
 9-Toda criança tem direito de ser PROTEGIDA CONTRA O ABANDONO, a CRUELDADE e EXPLORAÇÃO NO TRABALHO.
 10-Toda criança tem direito à SOLIDARIEDADE, à COMPREENSÃO, à AMIZADE e à JUSTIÇA.

Adotado pela Assembléia das Nações Unidas de 20 de novembro de 1959 e ratificada pelo Brasil.

Esporte na vida da criança

O fascínio por alguns esportes fazem a alegria dos brasileiros. E a prática esportiva é um excelente estímulo para a criança ocupar a mente e desenvolver o corpo.
O celeiro de um futuro campeão sugere uma série de cuidados específicos, e o primeiro cuidado é exatamente o de saber qual o esporte ideal para o seu filho poder se dedicar. Alguns esportes de contato físico, como o judô e o tae kwon do, e esportes coletivos em geral, não são recomendados para crianças muito pequenas. O ideal é deixá-la desenvolver primeiro os esportes básicos, como natação, atletismo e ginástica, que vão ajudar a desenvolver seu corpo e podem até servir de base para o desenvolvimento de esportes mais específicos no futuro.
No caso dos pais também praticarem um determinado esporte, o corujismo acaba direcionando o filho a seguir os passos paternos, às vezes, até de forma inconsciente. Por mais que seja difícil evitar a influência, é sempre bom deixar a criança escolher que modalidade desperta mais sua atenção - evidentemente, a prática dos pais acaba servindo de propaganda, mas é sempre bom deixar a criança escolher.
Exemplos não faltam no esporte para servir de exemplo. A dona-de-casa americana Debora Phelps fez ginástica rítmica na faculdade, e acabou se casando com um jogador de futebol americano universitário. Dos seus três filhos, nenhum seguiu o esporte do pai, nem da mãe, e desde que observou que seus pequenos gostavam mesmo era de piscina, Debora fez todo o possível e o necessário para fazer deles bons nadadores. Deu certo, suas filhas são os destaques dos times juvenis de natação dos Estados Unidos, e seu filho, Micheal Phelps acaba de voltar da Olimpíada de Atenas com seis medalhas de ouro e vários recordes mundiais superados.
Mas há exemplos em que a influência direta dos pais podem ser benéfica. A natação, por exemplo, é ótima para ajudar crianças com problemas respiratórios. O judô também pode ajudar crianças com pouca massa muscular a fortalecer seu corpo. Nesses casos, o direcionamento da criança para um esporte específico causado por motivos de saúde pode acabar estimulando a mesma a buscar uma performance, não só seguir por simples ordem médica. Fernando Scherer, o Xuxa, é um exemplo de criança que começou a nadar devido a problemas respiratórios e acabou se tornando um dos melhores velocistas do mundo nas piscinas.
O mais importante é manter o esporte como forma de ocupação e desenvolvimento da criança. Se ela vai ou não se destacar na sua modalidade só o tempo e as conseqüências podem dizer. Se os treinos não servirem para que ela alcance grandes performances, ao menos podem torná-la mais saudável física e mentalmente, e menos suscetível ao mundo das drogas, entre outros problemas sociais.
E, no fim das contas, para o papai e a mamãe coruja, o filhão será sempre um grande campeão.

Crianças que quebram seu próprio brinquedo

Pelo menos um brinquedo na vida todo mundo já quebrou em sua passagem pela infância. O quebrar é uma conseqüência do brincar e acidentes acontecem. Falta ainda à criança a percepção da força que tem e refinamento aos seus movimentos para que não deixe o brinquedo cair constantemente.
É através da exploração do brinquedo que a criança descobre e entende o mundo. Portanto, incentive seu filho a montar e desmontar, ajudando na remontagem para a criança ter o seu brinquedo de volta. Nessa fase, o melhor é comprar brinquedos que possam ser desmontados e montados novamente.
A criança passa por uma fase da infância, entre os dois e sete anos, em que é muito curiosa e quer saber como o mundo funciona e isso inclui o seu brinquedo. Ela desmonta o brinquedo por curiosidade e, por muitas vezes, pode quebrar ou não saber montá-lo novamente.
A exploração do brinquedo estimula as habilidades manuais do seu filho, coordenação motora e raciocínio, fazendo com que ele quebre cada vez menos os seus brinquedos.
E quando o boneco serve para chamar atenção? Chamar a atenção dos pais, provocá-los ou mostrar o que conseguem fazer podem ser outras razões das crianças quebrarem os brinquedos. Essa demonstração de insatisfação pode ser um pedido de mais tempo e carinho que a criança quer dos pais.
Nessa hora não adianta gritos e castigos para que a criança não quebre mais brinquedos. O melhor é entender o que a criança quer dizer com essa atitude. Mude a rotina, dedique mais tempo ou melhore a qualidade do tempo que fica com seu filho e nada mais perfeito que uma boa conversa.
Os pequenos que ainda não conseguem expressar seus sentimentos através da fala podem quebrar os brinquedos para relatar uma raiva ou algo que o incomoda. Daí sobra para os ingênuos brinquedos. Isso faz parte do desenvolvimento e se acontecer, acolha a criança com calma, pegue-a no colo e explique que sentir raiva é normal e todos sentem, mas não é quebrando os brinquedos que os problemas vão se resolver.
Procure entender o porquê do sentimento de raiva do seu filho, se é algo em casa ou na escola que não anda bem, tente ajudá-lo e fique atenta às atitudes do seu filhote.
Não entre na armadilha do pequeno - Uma atitude dos pais que é prejudicial para o desenvolvimento da criança é ameaçar e não cumprir. Se a criança, por exemplo, quebra um brinquedo e os pais dizem que não irão comprar outro e depois cedem às exigências do filho, os pequenos são espertos e usarão isso como “tática”. Sabem que os pais ameaçam e não cumprem.
Essa atitude fará com que a criança cresça sem a percepção do valor do seu brinquedo, desprezando o que tem e não criando senso de responsabilidades. Mais tarde terão dificuldades em lidar com suas frustrações.
O brinquedo é muito importante para o desenvolvimento da criança. Deixe seu filho explorar o seu espaço crescendo com o senso de responsabilidade e sabendo lidar com os sentimentos.
Dicas
  • Se a criança está na fase de destruir, não compre brinquedos caros. Um mais barato que possa explorar o deixará mais feliz. Que tal comprar brinquedos de peças?
  • Se ameaçar a criança de lhe tirar o brinquedo ou de não comprar outro, cumpra.
  • Investigue as causas da destruição dos brinquedos, uma atenção maior para a criança poderá resolver o problema.

Escolhendo o brinquedo ideal para sua criança

Antes de aprender a escolher o brinquedo ideal, os pais precisam analisar e conhecer muito bem os gostos, interesses, facilidades e dificuldades da criança. Mesmo os brinquedos que estão dentro da recomendação de faixa etária podem ser inapropriados para seu filho, afinal essa é uma classificação geral, e cada criança é diferente da outra. Antes de decidir levar o brinquedo para casa, tenha certeza que o seu pequeno vai gostar do presente e que esse vai contribuir de alguma forma para o seu desenvolvimento.
Muitas vezes os pais acabam errando na escolha, pois levam algo que agrade a eles mesmos, e que pode se revelar extremamente complicado e desinteressante para a criança.
A preferência da criança deve prevalecer. Aquela história de que existem brinquedos exclusivos para meninos ou meninas já era. Isso na verdade não existe, convencionou-se desta forma. "Os meninos podem sim brincar de boneca e as meninas de carrinho, e eles gostam disso. Muitas meninas hoje em dia jogam futebol, que é um esporte como outro qualquer", garante a educadora Luciana Pierre. Durante a brincadeira, as crianças representam todos os papéis e isso é muito importante para a formação delas. "Vivemos no século XXI. Homens cozinham maravilhosamente bem e são ótimos pais, mulheres despontam como grandes empresárias, e em cargos políticos, enfim, é importante que a educação acompanhe a evolução da sociedade e seus diversos papéis sociais".
O assunto é tão sério que a Abrinq, Associação Brasileira dos Fabricantes de Brinquedos, desenvolveu o Guia dos Brinquedos e do Brincar. "Está claro que os brinquedos desempenham um papel decisivo para converter as crianças de nossos dias em adultos maduros, com grande imaginação e auto-confiança", diz a introdução do Guia.
A Abrinq levou em consideração diversos fatores para poder classificar de acordo com a faixa etária o brinquedo ideal, desde sua adaptação ao usuário, ou seja, a facilidade que a criança tem de manusear o brinquedo, até a sua contribuição para a formação da personalidade da criança.
Então, mãos à obra, vamos aprender a escolher o presente ideal!

sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Hino Nacional Ilustrado


O Hino Nacional Brasileiro precisa e deve ser trabalhado constantemente com os alunos. É de extrema importância pra nossos futuros patriotas cantar o Hino por completo, pois futuramente   irão precisar, Afinal, somos brasileiros. Difícil é, e sabemos que se tivéssemos de pesquisar encontraríamos pessoas que não sabem ler o Hino e que diria em fazer uma análise mais aprofundada? Portanto, devemos acostumarmos desde pequeninos a aprender a letra que merece atenção e interpretação a fim de ser compreendida e o ato de cantar o Hino consiga ir além do simples gesto mecânico de todos os dias na escola. É bom saber o que se está cantando. Aqui darei  algumas dicas do vocabulário do nosso Hino Nacional.



VOCABULÁRIO

O significado do Hino Nacional se enriquece quando o sentido das
estrofes e das palavras é bem compreendido.
Seguem alguns vocábulos, que não estão em ordem alfabética, mas
sim, na seqüência e no contexto do Hino Nacional.

Plácidas : tranqüilas, calmas
Brado : grito
Retumbante : que ecoa, vibrante
Fúlgidos : luz intensa
Penhor : garantia
Idolatrada : muito amada , respeitada
Vívido : cheio de vida
Límpido : limpo, claro
Cruzeiro : constelação do Cruzeiro do Sul
Resplandece : brilha
Impávido: destemido
Colosso : gigante
Esplêndido: maravilhoso , admirável
Fulguras : brilhas
Florão : enfeite, ornamento, jóia
Garrida : vistosa, alegre
Risonhos : alegres
Lábaro : bandeira
Ostentas : mostra
Louro : amarelo
Flâmula: bandeira
Clava : pau usado como arma

Orações para a Escolinha

* Jesus, Você nos mostra o Pai. Por sua causa, tudo foi criado: as pessoas e as coisas. Ajude-me no estudo, para que eu possa conhecer as coisas, as pessoas, o Pai do Céu. Amém


* Jesus, agradeço mais este dia de aula. Foi bom. Eu estudei, trabalhei e brinquei bastante. Agora me acompanhe até minha casa. Amém


* Jesus, vou para a escola, como o Senhor também foi. Que nada me aconteça no caminho. Quero aproveitar bem as aulas.Quero aprender bastante. Não se esqueça das crianças que não têm escola, e abençoe os professores e as professoras. Amém


* Jesus, hoje eu vou ter provas na escola . Estudei bastante, mas posso perder a calma e esquecer tudo. Que o Espírito Santo que me ajude para eu me sair bem em tudo. Ajude também meus colegas e minhas colegas. Amém.

quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Caligrafia


O ideal é usá-la de forma criativa. Passar a escrever com a letra cursiva pode significar um desafio e um status de prestígio para o estudante.
Aprender a redigir o nome dos colegas de classe e a letra das músicas preferidas são atividades apreciadas por toda criança.
Os exercícios nunca devem ser forçados nem cansativos. Sugira que a criançada use o caderno para escrever frases curtas em vez de palavras e letras soltas, sem sentido. Convide à tarefa mostrando que a escrita é um instrumento de expressão do pensamento que precisa ser experimentado ao máximo.

O Caderno pautado
É útil para a criança:
  • Aprimorar o controle do lápis;
  • Observar melhor o traçado das letras;
  • Diferenciar maiúsculas de minúsculas;
  • Melhorar a escrita ilegível.
Não deve ser usado para:
  • Cópias exaustivas, principalmente como forma de castigo;
  • As tarefas de casa;
  • Adequar a letra ao padrão "perfeito" e "bonito".

Alfabeto Dactilologico

ALFABETO DACTILOLOGICO

Alfabeto

FIQUE LIGADO

O Novo Acordo Ortográfico foi elaborado para uniformizar a grafia das palavras dos países que têm o português como língua oficial.  Os brasileiros terão quatro anos para se adequar às novas regras. Durante esse tempo, tanto a grafia hoje vigente como a nova serão aceitas oficialmente. A partir de 1 de janeiro de 2013, a grafia correta da língua portuguesa será prevista no Novo Acordo.c

ALFABETO

O alfabeto brasileiro passou a ter 26 letras, em vez de 23.  Foram incluídas k, w e y, usadas principalmente em siglas e palavras originárias de outras línguas. Foram incluídas w e y, usadas principalmente em siglas e palavras originárias de outra.
s

 língua