Pesquisar este blog

domingo, 31 de outubro de 2010

Catapora

Durante o período de chuvas, evite dividir ambientes fechados com pessoas contaminadas pela doença.


O que é a CATAPORA?
Uma doença altamente contagiosa provocada por um vírus. Com nome científico de varicela, costuma atingir principalmente as crianças. Em geral, é benigna e costuma incomodar principalmente pelas manchas vermelhas e pela coceira intensa.

Imunidade:
Quem já teve varicela uma vez na vida, não corre mais o risco de desenvolvê-la. No entanto, como o vírus da catapora é o mesmo do herpes zoster (ou cobreiro), existe o risco de um indivíduo com defesa baixa desenvolver uma nova doença depois de entrar em contato com doentes em fase de ontágio. Quem tem doenças imunodepressivas, como Aids, deve manter distância do vírus.
Sintomas:
Os sintomas da catpora em geral começam entre 10 e 21 dias após a infecção, e podem ser:
  • dor de cabeça leve;
  • febre moderada; 
  • sensação de mal-estar;
  • erupção cutânea;
Entre 24 e 36 horas após o início dos primeiros sintomas, surge uma erupção cutânea caracterizada por pequenas manchas vermelhas e planas, que  rapidamente, forma uma bolha redonda, cheia de líquido e acompanhada por coceira, seguida por formação de crosta.
Em torno do quinto dia de manifestaçõa da doença deixam de surgir manchas, e no sexto dia, a maioria delas já formaram crostas e quase todas desaparecem em menos de 20 dias.
A pior fase da doença geralmente dura 4 a 7 dias, e os sintomas são mais graves nos adultos.
Complicações:

A catapora é um problema pouco grave, desde que bem tratado. No entanto, se a doença se manifestar em crianças com resistência muito baixa ou se não for cuidada devidamente, podem apresentar complicações como:

Infecção bacteriana secundária: muitas vezes, a criança coça os caroços com unhas sujas, que podem estar contaminadas por bactérias. Se as bolhas contiverem líquido amarelo, é sinal de infecção;

Pneumonia: o vírus da doença pode entrar no organismo e provocar doenças mais sérias em outros órgãos, como pulmões;

Encefalite: é uma inflamação no cérebro. Se esta complicação for detectada rapidamente, as seqüelas podem ser evitadas. Mas se o tratamento for displicente, a doença pode até matar.


Tratamento:
Antes de qualquer remédio, uma determinação: nunca coce. As bactérias são invisíveis e podem infeccionar as feridas. Normalmente, as cicatrizes escuras da catapora são decorrentes de infecções secundárias.
Cuidados locais. Banhos com permanganato de potássio são sempre aconselhados para aliviar a coceira e cicatrizar rapidamente as feridas. Importante: dissolva um pacote ou um comprimido em cinco litros d'água.
Se houver início de infecção, antibióticos podem ser receitados. Procure sempre o médico antes de tomar qualquer remédio. Se as dores de cabeça ficarem fortes, é possível que tenha surgido alguma complicação.
Vacina:
Existe uma vacina que previne a doença. Em Brasília, está disponível em centros de vacinação ou clínicas particulares de pediatras ou dermatologistas. O preço médio é de R$ 65,00. É indicada para todas as crianças com mais de um ano e para adolescentes e adultos que ainda não foram contagiados pela varicela.
Dicas para o paciente:
  • Corte sempre as unhas e deixe-as limpas;
  • Evite contato com pessoas com baixa capacidade de defesa;
  • Use roupas leves, para evitar calor e aliviar as coceiras;
  • Use luvas na hora de dormir, se a coceira incomodar muito;
  • Tente aliviar o prurido com talcos mentolados ou banhos com maisena.

Nenhum comentário:

Postar um comentário